Saúde QPOD

O que é gordura trans? Por que ela não POD?

Imprimir
Anterior
Próximo

É muito importante que a gente conheça os processos que acontecem no nosso organismo, e principalmente, de que forma ele reage quando colocamos algum tipo de alimento dentro do nosso corpo.

Todo mundo ouve falar que gordura trans faz mal à saúde, mas você sabe por quais motivos e como ela age no nosso corpo?

O que é gordura trans?

Criada na década de 50, a gordura trans, também conhecida como ácidos graxos trans, é um tipo de gordura que passa por um processo de hidrogenação, que pode ocorrer naturalmente, como no caso de produtos derivados do leite, ou industrialmente. O processo de hidrogenação da gordura transforma óleos vegetais que são líquidos, em uma gordura mais consistente e sólida, para serem usados com o intuito de melhorar o sabor dos alimentos, a estética dos mesmos e aumentar sua durabilidade.

O termo “trans” vem da ligação química que a gordura apresenta, e a gordura hidrogenada é um tipo de gordura trans totalmente artificial, ou seja, criada industrialmente, e extremamente perigosa se consumida em excesso. Por que faz mal à saúde?

Por ser uma gordura mais consistente, o organismo tem maior dificuldade de dissolver e processar este tipo de gordura, portanto, as moléculas muitas vezes se acumulam no sangue e acarretam num aumento do colesterol ruim (LDL-colesterol), e consequentemente, na redução do colesterol bom (HDL-colesterol), elevando assim o risco de doenças como arteriosclerose, acidente vascular cerebral e infarto.

Desde 2006, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) obriga os fabricantes a indicar no rótulo da embalagem dos alimentos se contém ou não gordura trans, e qual a quantidade presente. O valor é declarado em gramas, e não apresenta porcentagem de valor diário seguro para ingestão, já que não existem informações que provem que a gordura trans é benéfica à saúde de forma alguma, portanto, é necessário cautela ao ingerir alimentos que contenham este tipo de gordura e principalmente prestar atenção nas quantidades ingeridas.

Em quais alimentos ela é encontrada?

A gordura trans está presente em muitos alimentos industrializados, porém, em alguns deles as quantidades são assustadoras e merecem uma atenção especial. São eles:

• Bolachas e biscoitos recheados;

• Margarinas;

• Sorvetes;

• Salgadinhos de pacote (chips);

• Frituras;

• Pipoca de microondas;

• Chocolate ao leite;

• Pães e bolos;

• Alimentos congelados;

• Fast-foods;

• Doces em geral;

Em alguns países, como Dinamarca e Suíça, este tipo de gordura é totalmente proibida nos alimentos industrializados, e a tendência é que a restrição seja cada vez maior.

Vale lembrar: seu corpo é o seu templo. E você deixaria entrar no seu templo algo ou alguém que te fizesse mal? Se a resposta é não, vale refletir sobre quais alimentos você está ingerindo, e principalmente, conhecer do que eles são feitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENHO UMA NOVIDADE PARA VOCÊ.
Receba condições especiais e novidades sobre nossos produtos.
Qual o seu nome?
Seu E-mail?
Seu telefone?
100% Seguro
Preencha os campos abaixo e fique por dentro das nossas novidades.
Você é?